terça-feira, 11 de março de 2014

Carta à Minha Filha - Maya Angelou

Carta à Minha Filha, Estrela Polar

Há uns anos via o programa de Oprah Winfrey na TV enquanto ela conduzia uma entrevista a Maya Angelou, escritora, poetisa, actriz e professora norte-Americana. Fiquei deliciada a ouvi-la, transparecia  doçura e tranquilidade. Foi isso que gostei nela.  
Recentemente vi um livro dela em promoção e não resisti. Já tinha alguma curiosidade e agora pude finalmente ler as suas palavras. "Carta à minha filha" é uma obra espiritual a quem Maya dedica a todas as mulheres que amam, lutam e sofrem.
Tenho o livro rabiscado nos primeiros capítulos pois foram aqueles que me transmitiram algo. Sublinhei algumas passagens e ia anotando num caderninho os conceitos que se entranharam em mim. Maya dá conta das aprendizagens que foi tendo na sua vida e que a tornaram numa pessoa melhor. Trata-se de uma auto-biografia da autora, revela alguns acontecimentos da sua vida: a vez em que ficou refém de um amigo, o filho que teve com o seu namorado, o racism que viveu, os amigos que foi fazendo ao longo da vida... Tudo isto pode parecer demasiado vago e superficial mas por vezes faz-nos bem ler sobre a vida de outra pessoa assim tão doce como Maya. Torna-se inspirador. Sabemos perfeitamente que temos que ser boas pessoas, com bom carácter e bla bla bla mas ler um testemunho sensível entranhar-se-à dentro de nós. Este é um bom livro para quando nos sentimos mais sensíveis, para um fim de tarde solarengo quando as folhas caem das árvores no outono, quando se bebe uma chávena de chá... "Carta à Minha Filha" lê-se de um fôlego, é dividido em pequenos capítulos e é leve como uma brisa suave.

"Podes não controlar todos os acontecimentos da tua vida, mas podes decidir não deixar que eles te debilitem. Tenta ser o arco-iris de outra pessoa".

"A minha alma irá sempre olhar para trás e admirar-se com as montanhas que subi, os rios que atravessei e os desafios que ainda tenho pela frente..."

Sem comentários: