sábado, 26 de outubro de 2013

Filmes de terror vs livros de terror

Nunca gostei de ver filmes de terror, filmes com dráculas, monstros horripilantes, mortes sangrentas e brutais, finais de filmes que não têm fim e que te fazem ir para a cama a olhar sempre para trás e sempre com a luz acesa. No entanto, aqui há uns anos decidi comprar o "Drácula" de Bram Stoker e "Entrevista com o Vampiro" de Anne Rice, sem nunca ter visto os filmes. Achei-os muitos bons, o que me fez querer ver os filmes para comparar.

E sinceramente, considerei os livros muito melhores, suponho que é por não terem as imagens dos filmes, a banda sonora sem a qual parece uma comédia. Somos nós que imaginamos os monstros, as cenas e talvez inconscientemente não façamos uma imagem tão horrível.

Comparando os dois, penso que os filmes fazem de propósito para parecerem muito mais reais e assustadores. Se não tivesse objectivo de nos fazer saltar da cadeira, do sofá, ou de onde quer que estejamos sentados acho que estes filmes não teriam metade do sucesso.

Faço assim, esta ligação para o livro que vos trarei amanhã: "Frankenstein" de Mary Shelley editado primeiramente em 1818. Outro filme de terror que nunca vi mas que decidi ler o respectivo livro.

Drácula (De Drácula de Bram Stoker)


Sem comentários: