
Uma vez que este livro já foi descrito neste blog:
http://letrasemletra.blogspot.pt/2013/03/sputnik-meu-amor-haruki-murakami.html
Vou aqui apenas referir algumas das minhas citações preferidas:
"Não será que ate as coisas inúteis têm cabimento neste mundo longe-de-ser-perfeito? Se desta vida imperfeita eliminássemos tudo o que é inútil, a imperfeição deixava ela própria de fazer sentido"
"Vi pessoas que se diziam «vulneráveis» magoarem outros sem motivo aparente (...) com um perfil «franco e honesto» usarem desculpas esfarrapadas para obterem o que desejam a qualquer preço"
"Habituei-me desde muito novo a traçar uma fronteira invisível entre mim e os outros."
"Ela está tão apaixonada por mim que não quer saber de mais nada. É por isso que está apaixonada por mim."
"Sabe o quer dizer Sputnik em russo? Companheiro de viagem (...) aquilo não passava de uma porcaria de um pedaço de metal que andava para ali a girar à volta da Terra"
"Então me ocorreu que, apesar de sermos companheiras de viagem maravilhosas, no fundo, não passávamos de duas massas solitárias de metal em suas próprias órbitas separadas. À distância, parecem belas estrelas cadentes, mas, na realidade, não passam de prisões, em que cada uma de nós está trancada, sozinha, indo a lugar nenhum. Quando as órbitas desses dois satélites se cruzam, acidentalmente, podemos estar juntas. Talvez, até mesmo, abrir nossos corações uma à outra. Mas só por um breve momento. No instante seguinte, estaremos na solidão absoluta. Até nos queimarmos completamente e nos tornarmos nada." (versão brasileira)
"Alguma vez viram alguém levar um tiro e não ficar cheio de sangue? O sangue tem de ser derramado. vou afiar a minha faca, preparar-me para degolar um cão algures"
"Às vezes tenho a sensação de que o meu corpo está prestes a tornar-se invisível, de que me tornei completamente transparente."
2 comentários:
Fizeste-me reviver o livro. Gosto tanto. Acho que também o vou reler com mais atenção!
estou chateado... o fim não faz sentido com o resto do livro
Enviar um comentário