terça-feira, 15 de outubro de 2013

Momentos de leitura



Falamos aqui dos livros que lemos mas e aqueles que compramos com a maior das satisfações, ficamos entusiasmados e depois o enredo ou a escrita não corresponde àquilo que esperavamos? Há pessoas que insistem e acabam de os ler e outras pessoas, como eu, que desistem e arrumam-nos na prateleira. Tenho em stand-by uma série de livros que me estão completamente entalados e que sei que nunca os irei ler: As Ondas, Virginia Woolf; Os Anões, Harold Pinter; História d'O, Pauline Réage; A Pianista, Elfriede Jelinek...
Sei que as pessoas só conseguem ler determinados livros quando estão com o mood certo, para mim não vale a pena insistir, a leitura tem que ser um momento de prazer e não de obrigação. Há momentos que leio livros uns atrás dos outros e há alturas em que não tenho paciência para me deixar levar pelo universo imaginário. Sei perfeitamente que nunca lerei livros fantásticos, nem de ficção científica ou biografias. 
Enfim, temos preferências e o que não corresponder é afastado instantaneamente. Não condeno, eu faço isso mesmo. Nunca gostei que me impingissem leituras obrigatórias na escola. Não tem que ser dessa forma. 

1 comentário:

Jorge disse...

Existem de facto 2 ou 3 livros que não consegui acabar ou dar seguimento à leitura.

Fosse por falta de interesse, fosse por falta de paciência, a verdade é que não voltei a pegar nos mesmos nem tenciono