segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Lua-de-Mel de Banana Yoshimoto


Lua-de-Mel, Cavalo de Ferro


Sinopse:
Manaka e Hiroshi conhecem-se desde pequenos. Cresceram juntos, tornaram-se cúmplices, confidentes e casam-se ainda muito jovens. O seu amor foi construído sobre um passado em comum, mas as suas personalidades são muito diferentes. Manaka é serena e vive o seu jardim de forma profunda e meditativa, enquanto Hiroshi continua assombrado por traumas familiares. Hiroshi sofre a perda do avô e o casal decide então partir numa segunda lua-de-mel para a Austrália, uma viagem que lhes vai reservar surpresas, reencontros inesperados e a forte magia dos pequenos nadas.
Banana Yoshimoto envolve o leitor no romance de dois jovens cujo amor e inocência vai chocar com as mais torpes manifestações do género humano.


Mais uma japonesa e não, não faço de propósito... Parece que os autores nipónicos vêm ter comigo sem que eu dê conta.
Banana Yoshimoto é o pseudónimo de Yoshimoto Mahoko, uma senhora nascida nos anos 60, filha do filósofo Yoshimoto Takaaki. Poucos livros estão traduzidos para português mas já conta com vários prémios.
História contada na 1ª pessoa pela jovem Manaka que deseja viver um amor cheio de vida e paixão assolapada mas a relação que mantém com Hiroshi, o seu amigo de infância é tudo menos isso. Uma história melancólica mas que nos vai fazendo sorrir devido ao amor que transparece entre as duas personagens. Trata-se de um amor ingénuo pois não conheceram mais nenhum nas suas curtas vidas e vão fazendo planos para o seu futuro: terem outro cão, filhos...
Obviamente, escrita por uma mulher pois de outro modo não conseguiria passar para o leitor tanta sensibilidade na escrita. Um livro ternurento!

Sem comentários: