quinta-feira, 1 de maio de 2014

Manual de etiqueta para clientes


Como livreira que sou decidi compilar algumas regras de boa-educação quando se entra num livraria, vulgo, espaço comercial.
- Cumprimentar as pessoas quando se entra num espaço fechado. São regras de boa-educação básicas;
- Nunca entrar a comer nem sacar de comida quando se está dentro de uma loja. Não estamos com isto a dizer que vão entornar bebida ou comida mas as mãos engorduradas são um bocadinho nojentas;
- Não olhar de lado nem fingir que não se ouviu;
- Agradecer também é simpático. Os funcionários não são vossos criados pessoais;
 - Não deixar crianças pequenas manusearem descuidadamente e sem vigilância livros que não lhes/vos pertencem;
- Não ter a mania que sabem tudo sobre determinado autor ou obra. O livreiro também tem capacidades intelectuais;
- Não ter a convicção que o livreiro tem obrigação de saber preços, enredos e autores de cor e salteado;
- Não pedinchar marcadores nem descontos nem 500 sacos de plástico ou papéis de embrulho;
- Não interromper quando o livreiro está a atender outro cliente. Aguardem, pacientemente, a vossa vez.

Sem comentários: